| 240 Visualizações

Criando Proxy Reverso para Tomcat

Categories Linux, SO
reverso

Você gostaria de redirecionar suas aplicações para que sejam acessíveis através de proxy na porta 80? Bem, neste artigo iremos apresentar a vocês a solução utilizando o proxy reverso do apache.

O que é Proxy Reverso?

O Proxy Reverse pode ser entendido também como Cluster Web, ou seja, uma máquina principal recebe a solicitação e essa máquina tem por objetivo solicitar o serviço de outra máquina. Não entenda como redirecionamento e sim como troca de processamento, sendo que o processamento estará sendo dividido, ou seja, uma estará postando as informações e a outra estará fornecendo o serviço. Fonte: VivaoLinux

Instalando o Apache

Utilizando o Debian ou Ubuntu execute o comando abaixo para iniciar a instalação do apache

Ativando Módulos do Apache

Agora vamos ativar os módulos do proxy do apache

Configurando Proxy

Vamos editar o arquivo “proxy.conf” que fica dentro do diretório “/etc/apache2/mods-enabled/”. Você pode utilizar qualquer outro editor, vou utilizar o nano.

Copie o código abaixo e cole dentro desse arquivo proxy.conf

Faça a alteração das informações de ProxyPass e ProxyPassReverse de acordo com sua aplicação que deseja criar o proxy reverso. Feito isto, é necessário reiniciar o servidor apache para as alterações serem ativadas.

Agora você pode fazer o teste acessando a sua aplicação conforme a configuração feita no proxy.conf, no nosso caso podemos acessar utilizando http://localhost/aplicacao que será redirecionado para a aplicação na porta 8080 que está rodando o tomcat.

Finally

Chegamos ao fim de mais um tutorial, espero que tenha te ajudado. Caso tenha alguma dificuldade na configuração do proxy reverso, ou quer deixar algum feedback, utilize o formulário de comentários abaixo.

 

Formado em Gestão em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo aqui é compartilhar conhecimentos ao nosso mundo de T.I.