| 252 Visualizações

Corrigindo Erro OutOfMemoryError PermGen Space

Você está recebendo o erro Caused by: java.lang.OutOfMemoryError: PermGen space ao tentar executar sua aplicação com o Jboss no Intellij ou em outra IDE? Esta postagem irá trazer brevemente a solução desse problema, vamos lá entender todo o contexto.

Porque o erro PermGen Space acontece?

Isso acontece porque a JVM tem um espaço de memória bastante limitada,  essa área é chamada de Perm Generation, onde são armazenados os objetos que sua desalocação na memória não é tão frequente, como o caso de código de classes, pool de strings etc.

permgen

Por esse espaço ser limitada, seu uso frequente e intenso pode gerar vários erros, que é o caso do java.lang.OutOfMemoryError: PermGen space. Isto indica que não existe mais espaço reservado para o PermGen Space.

The size of all those regions, including the permgen area, is set during the JVM launch. If you do not set the sizes yourself, platform-specific defaults will be used.

The java.lang.OutOfMemoryError: PermGen space message indicates that the Permanent Generation’s area in memory is exhausted. Fonte.

java.lang.OutOfMemoryError: PermGen space

Show me the way

Basicamente você deve aumentar o tamanho de memória nessa área Perm Generation, para isso devemos usar o XX:MaxPermSize, esse exemplo é para aumentar a memória de 64mb que é o padrão, para 128mb em um class:

Se estiver utilizando um servidor de aplicação Tomcat, Jboss, você deve definir esse MaxPermSize na configuração do server, o exemplo a seguir é utilizando o Jboss no Intellij.

Nas configurações da sua aplicação no campo VM Options, insira o código abaixo, isso aumentará o espaço de memória do PermGen para 512mb, assim irá resolver  “Erro Caused by: java.lang.OutOfMemoryError: PermGen space“.

Conseguiu resolver?

Bom, chegamos ao fim desse tutorial, espero que essa dica tenha contribuído para seu conhecimento, caso tenha alguma dúvida ou até mesmo queira deixar um feedback, utilize o formulário de comentários abaixo.

 

Formado em Gestão em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e desenvolvedor Fullstack. Amante da tecnologia que busca facilitar a vida das pessoas. O objetivo aqui é compartilhar conhecimentos das áreas de tecnologia em geral.