| 475 Visualizações

Configurar Spring 4 com Hibernate Session Factory

Categories Desenvolvimento, Java
session hibernate

Você está com dificuldades para configurar o hibernate “puro” utilizando o Session Factory com o Spring? Neste artigo iremos mostrar a configuração para essa integração. Antes disso vamos aprender alguns conceitos importantes.

Session Factory ou Entity Manager Factory?

Basicamente podemos comparar o Session Factory e o Entity Manager Factory como equivalentes, no qual o Session é para o Hibernate e o Entity para o JPA, lembrando que o JPA é uma especificação e o Hibernate uma implementação.

Mãos no código!

Estou partindo do princípio que vocês já definiram suas dependências do spring e do hibernate, caso tenha alguma dúvida sobre isso deixe nos comentários. Chega de enrolação e vamos ao que importa.

Dependência do Basic Data Source no Maven

Adicione a dependência do Basic Data Source no seu arquivo pom.xml do maven

Criando Beans

Vamos criar os beans no arquivo de configuração do spring, mas que arquivo é esse? Nós estamos utilizando a configuração do spring com java config então você deve colocar esse bean dentro da classe que extends o WebMvcConfigurerAdapter beleza? Certo, então vamos criar um datasource com o código abaixo.

Feito isto vamos criar um bean para o Local Session Factory Bean

Agora vamos criar o nosso arquivo de properties da configuração do hibernate.

E finalmente, nosso último bean, crie o bean do Hibernate Transaction Manager.

Arquivo final

Após ter criado todos os beans seu arquivo final de configuração do spring deve estar da seguinte maneira:

Concluindo

Bom, chegamos ao fim desse tutorial, espero que essa dica tenha contribuído para seu conhecimento, caso tenha alguma dúvida ou até mesmo queira deixar um feedback, e que é muito importante para nós, utilize o formulário de comentários abaixo.

 

Formado em Gestão em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo aqui é compartilhar conhecimentos ao nosso mundo de T.I.