| 1308 Visualizações

Buscando dados de video na API v3 do youtube pelo ID em Java

Categories Desenvolvimento, Java
api v3

Se você está precisando comunicar com o youtube através da sua API v3 está no lugar certo. Recentemente tive que fazer essa integração da API com um serviço Rest onde seria enviado a URL contendo o ID do vídeo e então era necessário carregar as informações desse vídeo e fazer a persistência no banco de dados.

Antes de estudar e utilizar os recursos que a própria API v3 oferece eu criei as classes modelos “na raça” para serializar os objetos via Json através de uma chamada de uma URL(https://www.googleapis.com/youtube/v3/videos?). Então estou deixando duas formas de buscar informações de um vídeo através da sua URL do youtube.

Mas o que é API v3 Youtube?

A API v3 youtube permite aos usuários integrar seu programa com o YouTube e deixe-a executar muitas das operações disponíveis no site. Ele fornece a capacidade de procurar por vídeos, recuperar feeds padrão, e ver o conteúdo relacionado,  também pode autenticar como usuário para fazer upload de vídeos, modificar listas de usuários, e muito mais.

Esta integração pode ser usado para uma variedade de usos, tais como o desenvolvimento de uma aplicação web que permite aos usuários fazer upload de vídeo para o YouTube, ou um aplicativo de dispositivo ou desktop que traz a experiência do YouTube para uma nova plataforma.

A API de dados dá aos usuários acesso programático para o vídeo e informações do usuário armazenadas no YouTube. Isso pode ser usado para personalizar um site ou aplicação com informação existente do usuário, bem como realizar ações como comentar e vídeos de rating.

Vamos lá, mãos a obra!

Toda documentação sobre a API V3 youtube pode ser encontrada nesse link . O retorno dessas chamadas é em Json, caso não conheça sobre essa notação veja esse link e estude isso é muito importante!

Opção 1 – Chamada HTTP

Nesse código não utilizaremos a API em si no nosso código java e sim efetuaremos uma chamada HTTP para uma url onde será retornada o Json e então iremos serializar através das nossas classes modelo. A url para a chamada é a seguinte:

https://www.googleapis.com/youtube/v3/videos?id={IDVIDEO={SUACHAVE}&part=snippet,contentDetails,statistics,status

Opção 2 – Chamada através da API v3

Já neste código é utilizado a  a API do youtube, nós utilizamos a dependência “google-api-services-youtube”, que poderá ser encontrada no repositório do maven e inserida no seu arquivo pom.xml do seu projeto.

Dependência Maven

<dependency>
<groupId>com.google.apis</groupId>
<artifactId>google-api-services-youtube</artifactId>
<version>v3-rev178-1.22.0</version>
</dependency>

 

Concluindo

Espero que você tenha conseguido efetuar sua integração com a API v3 do youtube, caso você tenha alguma dúvida ou até mesmo queira deixar algum feedback, utilize o formulário de comentários abaixo.

Formado em Gestão em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo aqui é compartilhar conhecimentos ao nosso mundo de T.I.